quarta-feira, 22 de abril de 2009

HISTÓRICO DO PROJETO ALICERCE

Histórico do Projeto Alicerce
A forma de catequese anterior fora importante e cumprira seu papel, porém os novos tempos traziam desafios e supunham novos modos de evangelizar e formar na fé. Com a publicação do documento 26, da CNBB, “Catequese Renovada”, começou um novo tempo para a catequese em nosso país. Nossa Diocese buscou então formas para que a Catequese Renovada acontecesse em nossa realidade diocesana. Desses esforços brotou o Projeto Alicerce! Vejamos esse caminho.

A formação dos cristãos leigos, para os Sacramentos da Iniciação Cristã e o posterior engajamento na comunidade, é uma preocupação da Diocese de São José dos Campos desde a sua
fundação, respondendo aos apelos dos documentos Catequese Renovada (nº 129-143), Diretório
Catequético Geral (nº 29-33) e Catecismo da Igreja Católica (CAFD).

A Pastoral Catequética, respondendo pela formação das crianças, dos pré-adolescentes e dos adultos, sempre buscou uma articulação de conteúdos, metodologias e trabalhos entre as Paróquias, tentando evitar o divórcio entre as diversas práticas.

A Pastoral da Juventude, em sintonia com o documento Estudos da CNBB nº 61 e as orientações pastorais de nossa Diocese, ao assumir a formação dos adolescentes e jovens para o Sacramento da Crisma, deparou com dificuldades semelhantes às encontradas pela Pastoral Catequética: a falta de unidade entre os vários conteúdos programáticos e a constatação de uma formação “em blocos”, isto é, isolada, sem a preocupação de compor, com a Pastoral Catequética, um processo permanente de educação da fé.

Respondendo a esses desafios, iniciou-se um intenso trabalho, analisando a realidade da Diocese e somando forças entre as duas pastorais citadas, buscando atingir o objetivo de qualificar a formação do cristão leigo. Assim, chegou-se ao Projeto Alicerce, graças aos esforços de muitas pessoas, e através de um longo processo, como vemos abaixo:

:: 1988: Realização da Assembléia Diocesana, quando foram aprovadas as Diretrizes da Pastoral da Juventude, que apontou a Preparação para o Sacramento da Crisma como trabalho específico desta pastoral.

:: 1991:
Reestruturação da Equipe de Pastoral da Juventude, que destacou em Assembléia o trabalho com a Crisma.

:: 1992: Elaboração do Subsídio para os Monitores de Crisma da Diocese de São José dos Campos.

:: 1993: Pesquisa junto aos monitores de Crisma e aos padres, resultando na elaboração de um esboço do Conteúdo Programático para o Sacramento da Crisma.

:: 1994: Publicação do Subsídio para os Monitores de Crisma da Diocese de São José dos Campos; inicio do trabalho em conjunto entre a Pastoral Catequética e a Pastoral da Juventude.

:: 1995: Publicação pela Edições Loyola do Subsídio para os Monitores de Crisma da Diocese de São José dos Campos, contribuindo de forma mais ampla com outras dioceses.

Denominação como Projeto Alicerce da reorganização do processo de formação catequética.

Apresentação do Projeto e aprovação pelas Regiões Pastorais.

:: 1996: Elaboração do Conteúdo Programático Projeto Alicerce, entre a Pastoral Catequética e a Pastoral da Crisma. Realização da Assembléia Diocesana da Pastoral Catequética, quando foram revisadas, pela 1ª vez as suas diretrizes;

:: 1997: Publicação e implantação, na Diocese, do Conteúdo Programático Projeto Alicerce, entre a Pastoral Catequética e a Pastoral da Crisma;

:: 2002: Realização da Assembléia Diocesana da Pastoral Catequética, quando foram revisadas, pela 2ª vez, as suas diretrizes. Pela 1ª vez foi realizada a atualização do Projeto Alicerce às exigências e necessidades da nova realidade social e eclesial. É criada na Diocese a Pastoral da Crisma.

:: 2006: É publicado, pela CNBB, o Diretório Nacional de Catequese, com o intuito de rever, ampliar e dinamizar as conquistas da Catequese Renovada, bem como promover uma aplicação inculturada do Diretório Geral para a Catequese (1997). Começa, em nossa diocese, a 1ª fase da segunda revisão do Projeto Alicerce, com a consulta as bases.

:: 2007: A 2ª atualização do Projeto Alicerce, iniciada em 2006, é continuada em 2007. Porém, como não foi possível terminá-la, é enviado as paróquias um material provisório, até a publicação do referido projeto.

:: 2008: Nesse ano a Diocese de São José dos Campos vive um momento especial: é instalado o I Sínodo Diocesano em 06/09/2008. A 2ª atualização do Projeto Alicerce, iniciada em 2006 e continuada em 2007, sob a inspiração do Diretório Nacional de Catequese e do Documento de Aparecida, é agora apresentada como Instrumento de Trabalho (em virtude da caminhada do I Sínodo Diocesano), adaptando-o às exigências e necessidades da nova realidade social e eclesial diocesana. Por ocasião do término do I Sínodo Diocesano, e após a publicação do documento oficial do mesmo, se procederá as adaptações necessárias desta versão do Projeto Alicerce ao referido documento sinodal.

O Projeto Alicerce é, assim, um Plano Diocesano de Formação Permanente para crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos, a fim de que recebam com maturidade os Sacramentos da Iniciação Cristã e sejam engajados na comunidade paroquial e diocesana, tornandose fermento na sociedade.

Ao propormos agora esta versão do Projeto Alicerce, procurando adaptá-lo aos novos tempos da Igreja, da Diocese e às necessidades formativas dos cristãos leigos, a Equipe faz votos de que o mesmo seja refletido e assumido, comprometidamente, pelas nossas comunidades paroquiais, como “alicerce” para o trabalho de construção do Reino.

Equipe do Projeto Alicerce, no ano de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário